25 maio 2011

Aviso aos Usuários


A diretoria da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) comunica a todos os seus usuários e ao público em geral que, a partir desta terça-feira, 10, o Espaço Clic será fechado para realização de manutenção geral em suas instalações. A medida, que já estava prevista pela administração, foi antecipada em razão do superaquecimento de alguns equipamentos do setor.
 
O espaço permanecerá fechado até que toda a manutenção esteja completa, tendo em vista a necessidade de se garantir a qualidade dos serviços, o conforto e a segurança aos nossos usuários e funcionários.
 
Brasília - DF, 10 de maio de 2011.
Antonio Miranda
Diretor

Fonte: Site da Biblioteca Nacional

13 maio 2011

ENEM


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) já está recebendo as inscrições para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. De acordo com informações do Instituto, o sistema, que estava previsto para as 10h, já está em funcionamento. Estudantes interessados em participar do processo podem se inscrever no site do Inep até as 23h59 do dia 10 de junho, exclusivamente pela internet.
 
A previsão do Inep é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. O valor da taxa é de R$ 35, mas estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola pública não pagam.
 
Em 2009, o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.
 
A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral.


A matriz com os conteúdos que serão cobrados na prova estão disponíveis em edital publicado na última semana no Diário Oficial da União. O Inep publicou em seu site um guia de perguntas e respostas sobre o Exame 2011.
 
O guia traz as dúvidas mais frequentes dos estudantes relacionadas à preparação para a prova, aplicação e correção dos exames e divulgação dos resultados. Veja abaixo algumas perguntas e respostas sobre o exame:


Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2011? Qual o valor da taxa?
As inscrições deverão ser realizadas das 10h do dia 23 de maio até 23h59 do dia 10 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF.
 
O valor da taxa de inscrição para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00. Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 13 de junho. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.


Quem está isento do pagamento da taxa?
De acordo com informações do Inep, todos que estiverem concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública são automaticamente isentos do pagamento. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.


Quando será a aplicação das provas do Enem 2011?
As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todos os 26 estados e no distrito federal.


Haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais?
Segundo o Inep, haverá atendimento diferenciado a participantes com necessidades especiais desde que o participante nessas condições informe suas necessidades no ato na inscrição. Os candidatos deverão dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento.


Qual a orientação para os guardadores do sábado?
O sabatista terá sua condição respeitada. Para tanto, é indispensável que solicite, no ato de inscrição, esse atendimento específico. Ele deverá ingressar no local de prova no mesmo horário de todos os participantes - entre 12 e 13h, horário de Brasília - e irá aguardar em uma sala o início de sua prova.


O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?
O número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.


Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha?
A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.



Como se dará a confirmação da inscrição?
Para os participantes não isentos, a inscrição será considerada válida após a confirmação do pagamento - no valor correto, no prazo estabelecido e com o boleto gerado no sistema de inscrição e/ou acompanhamento. Para os participantes que declararem carência socioeconômica , a inscrição será considerada válida se confirmada a carência.
 
O Comprovante da Inscrição do participante estará disponível no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.


O participante receberá cartão de confirmação?O cartão de confirmação será enviado pelos Correios, no endereço informado no ato da inscrição, ou poderá também ser impresso na página de acompanhamento da inscrição do Exame. O documento contém o número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação. Cabe ao participante acompanhar sua inscrição, por meio da página de acompanhamento.


Como serão as provas do Enem 2011?
Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas serão dividadas por Área do Conhecimento. Ciências Humanas e suas Tecnologias irão avaliar História, Geografia, Filosofia e Sociologia, a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias avalará Química, Física e Biologia. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação irá compor Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. A área de Matemática e suas Tecnologias irá avaliar os componentes curriculares da Matemática.


Quando será cada prova e qual sua duração?
No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.
 
No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador.


Onde serão aplicadas as provas?
As provas serão aplicadas em todas as unidades da Federação. Os locais de aplicação serão informados no Cartão de Confirmação da Inscrição e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.


O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição.


É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova? Que documentos de identificação podem ser apresentados?
Segundo o Inep, é obrigatória a apresentação do documento com foto e não pode estar com a validade vencida.
 
Podem ser apresentados os seguintes documentos: Cédula de identidade (RG) expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros; a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; a Carteira de Trabalho e Previdência Social; o Certificado de Reservista; o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
 
Não serão aceitos em hipótese alguma Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza privada, nem documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, ou, ainda, cópia de documentos, mesmo que autenticadas.


Mas e se a validade do documento estiver vencida e a foto não possibilitar identificação? E se o documento de identidade tiver sido roubado, extraviado, perdido ou furtado?
Nesses casos, o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.
 
Nas situações de roubo,perda ou extravio, o participante poderá fazer a prova desde que apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 (noventa) dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.


Que tipo de caneta pode ser usada no dia da prova?
Apenas caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.


Qual será o procedimento quanto a aparelho celular ou qualquer outro eletrônico no dia da prova? Que outros objetos são proibidos?
Ao entrar na sala o participante deverá desligar todo e qualquer aparelho eletrônico que traga consigo, incluindo celular. Nesse momento, será fornecido um porta¿objetos com lacre, para que aparelhos e demais materiais proibidos sejam guardados. O porta-objetos deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas e só poderá ser aberto quando o participante deixar o local, sob pena de eliminação.
 
O participante não poderá utilizar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e óculos escuros. Caso esteja portando esses objetos, deverão ser armazenados no porta-objetos fornecido e mantidos sob a cadeira.


Quando o participante poderá deixar o local do Exame e em que momento o participante poderá levar o Caderno de Questões?
O estudante poderá deixar a sala somente após duas horas do início das provas, sob pena de eliminação. O caderno de questões poderá ser retirado da sala somente nos últimos 30 minutos antes do término das provas, também sob pena de eliminação.


Quando os gabaritos serão divulgados?
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep, no endereço eletrônico http://www.inep.gov.br/enem, até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas.


Quando serão divulgados os resultados das provas individuais?
Os resultados individuais do Enem 2011 somente serão disponibilizados no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem, em data a ser divulgada. Para acessar o resultado, o participante deverá informar o número de inscrição e senha ou CPF e senha.


Por quanto tempo a informação do resultado individual permanecerá disponível?
O Inep manterá o registro dos resultados individuais de todos os participantes da edição 2011 do Enem disponível para consulta eletrônica por 2 (dois) anos, contados a partir da divulgação dos resultados.


O Enem tem como objetivo o acesso à educação superior?
Essa não é a única, mas é uma das funções. O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação: Sisu e Prouni -, quanto em processos de permanência - Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.


O Enem 2011 poderá ser usado para certificação no ensino médio?
Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderem ao processo: secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições conveniadas está no edital.


Como será realizada a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem?No ato da inscrição o participante deve indicar a instituição certificadora onde irá solicitar a certificação para fins de conclusão do ensino médio. As instituições que firmaram Acordo de Cooperação Técnica para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para a certificação é responsabilidade das instituições certificadoras.


Fonte: Agência Brasil e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep)

02 maio 2011

Eventos - Abril /2011

Abril/2011

Evento: Aula  Inaugural da EJA/EaD-última chance

Local: auditório do Cesas

Dia/horário:
02/05, 2ª f, das 10h30 às 12h

Convocados: alunos novatos das turmas de 02 de maio, que ainda não assistiram à aula.


Evento: 3ª Sessão do Cineclube
Dia: 27, 4ª feira

Tema: Família

17:45 – Início da sessão. Apresentação dos filmes.

17:50 – Inicio da exibição do curta Sushiman, de Pedro Luá. Animação que apresenta uma tentativa desesperada de resolver um triângulo amoroso. (20 min). Classificação: 16 anos

18:10 – Início da exibição do curta História Familiar, de Tatá Amaral. Enclausurados na sala de estar de seu apartamento, Pedro (Cassiano Ricardo) e Anastácia (Lígia Cortez) revelam o grau de desgaste de seu relacionamento (11 min).
Classificação: 16 anos.

18:22 – Início da exibição do curta O Bolo, de José Roberto Torrero, com os atores Joffre Soares e Vanda Lacerda. Um casal está fazendo bodas de ouro. Ela prepara o bolo, ele molda um pedaço de madeira. Os dois se xingam e se ofendem. Felicidade pode ser apenas você não estar sozinho. ( 14 minutos). Classificação: 16 anos.

18:36 – Início dos debates
18:45 – Encerramento da sessão
____________________________________________________


Evento: Aula  Inaugural da EJA/EaD

Local: auditório do Cesas

Dias/horários:
26/04, 3ª f, das 19 às 21h30
27/04, 4ª f, das 14h30 às 16h
28/04, 5ª f, das 8h30 às 10h

Convocados: alunos novatos das turmas de 02 de maio.

Escolha um dos dias e horários para comparecer!




Evento:  Workshop com Hamilton de Holanda, " O Príncipe do Bandolim".
Data:18/04,2ª f.
Local: auditório do Cesas
Horário: a partir das 19 h



______________________________________________Evento1:


Evento: Inauguração do Cineclube Cesas
Data:06/04, 4ª feira
Horário:17h45 às 18h45

Serão exibidos os seguintes filmes de curta-metragem: 
  • Truques, xaropes e outros artigos de confiança(16 min)
  • Na Corda Bamba(5 min)
  • A voz da felicidade (10 min)