10 maio 2016

Matrículas para agosto

Sr(a). Candidato(a),
Você deseja estudar conosco na educação a distância do Cesas? 

O novo período de matrículas (para estudar a partir de agosto de 2016) será assim:

-27 de junho: EXCLUSIVO para matrículas do Ensino Médio

-28 e 29 de junho: Ensino Fundamental e Ensino Médio

-5 e 6 de julho: alunos transferidos do ensino presencial do Cesas

Horário: 8h às 11h e 14h às 17h.


           Veja a documentação necessária:

Originais e cópias dos seguintes documentos:
  • RG e CPF(não será aceita carteira de motorista);
  • Histórico Escolar do(s) nível(eis) anterior(es);
  • Histórico Escolar ou Declaração Provisória de Matrícula (DEPROV) do nível atual;
  • Comprovante de Residência com CEP;
  • Comprovação de Necessidade Especial (opcional): cópias de laudos.
Trazer também:
  • Número de telefone residencial e celular.
  • Uma fotografia 3x4.
  • Um e-mail próprio e ativo(obrigatório). 


ATENÇÃO!
  • Somente será efetivada a matrícula com a documentação completa. 
  • Os alunos já matriculados no ensino presencial ou ex-alunos do Cesas (presencial ou a distância) precisam trazer apenas os documentos pessoais:  RG e CPF (originais e cópias).
OBS: O número de vagas é limitado!


Venha estudar conosco!






Faça um curso técnico!

Escolas técnicas abrem mais de 2 mil vagas para cursos de educação profissional


Neste semestre, o Centro de Educação Profissional - Escola Técnica de Brasília (ETB), o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia (ETC), o Centro Educacional 02 do Cruzeiro e o Centro Educacional Irmã Maria Regina, de Brazlândia, vão ofertar 2.308 vagas para estudantes do Ensino Médio, para a Educação de Jovens e Adultos e para quem já tiver concluído os estudos também. São cursos em diversas áreas, presenciais, nos três turnos, e a distância. O edital da ETB foi publicado nesta terça-feira (10), no Diário Oficial do DF. Já os demais, com os critérios e quantitativos de vagas, estarão acessíveis em breve.
ETB
As inscrições para o processo classificatório da Escola Técnica de Brasília serão realizadas no período de 16 de maio a 20 de maio, na própria instituição. São 1280 vagas, no total, para os cursos de eletrônica, eletrotécnica, informática e telecomunicações, presenciais, e informática e telecomunicações, a distância, no Programa e-Tec, sob a responsabilidade do CEP-ETB.
Estudantes que concluíram o ensino médio ou o 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos, ou estudantes que estejam cursando o 2º ou 3º ano, também no ensino médio ou equivalentes, podem participar, mas com a possibilidade de inscrição em apenas uma das modalidades de oferta do curso pretendido, o presencial ou a distância.
ETC
Em Ceilândia, a previsão para início das inscrições é até o dia 30 de maio. As vagas serão distribuídas para os cursos técnicos presenciais em logística, informática, administração, e técnico a distância em administração e informática, na modalidade EJA. Ao todo, são 920 vagas para os turnos matutino, vespertino e noturno, conforme edital. De acordo com o CEP-ETC, 40% das vagas dos turnos matutino e vespertino serão ofertadas para estudantes da rede pública de ensino.
Para o curso de logística é necessário ter concluído o ensino médio e as 60 vagas serão para o turno noturno. Informática e administração têm como pré-requisitos a conclusão ou estar cursando o mesmo nível. Já para os cursos a distância, é necessária a idade mínima de 18 anos, a conclusão do ensino fundamental ou equivalente e não ter concluído o ensino médio. O edital e os planos dos cursos podem ser acessados no site http://www.etcdf.com.br/
CED 02 e CED Irmã Maria Regina
O CED 02 do Cruzeiro e o CED Irmã Maria Regina também abrem inscrições ainda neste semestre para 70 e 38 vagas, respectivamente. O curso é o mesmo nas duas escolas, de técnico em serviços públicos, no período noturno, integrado à Educação de Jovens e Adultos, para maiores de 18 anos de idade. Ou seja, os estudantes devem estar matriculados no 1º segmento da EJA.
O período para se inscrever vai de 30 de maio a 13 de junho, no CED 02, e de 27 de junho a 6 de julho, no CED Irmã Maria Regina. Um sorteio por sistema eletrônico fará a escolha dos candidatos, que, antes disso, devem participar de palestras obrigatórias sobre o curso, nas próprias instituições, a serem realizadas nos dias 14 de junho, na unidade do Cruzeiro, e no dia 6 de julho, na de Brazlândia.
Nova unidade
Até o final deste ano, a Escola Técnica do Guará poderá ser entregue. A unidade, que começou a ser construída em setembro de 2015, com investimento de R$ 11,7 milhões, atenderá cerca de 2 mil estudantes do ensino médio da rede pública, com professores da Secretaria de Educação. Os cursos terão dois eixos temáticos: gestão de negócios e informação e comunicação. As aulas têm previsão de início em 2017. O secretário de Educação, Júlio Gregório, e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, visitaram o local no último dia 5 de maio. Com 55% das obras encaminhadas, o espaço tem 5,8 mil metros quadrados de área construída, com quadra poliesportiva, cozinha, bloco pedagógico com 12 salas, além das salas administrativas, banheiros, laboratórios, sala dos professores, biblioteca, auditório, palco ao ar livre e estacionamento para 104 vagas.

09 maio 2016

Minha vida na EaD


Dentro da minha trajetória como educadora na Secretaria de Educação do Distrito Federal-SEEDF, faço aqui um recorte do período em que trabalhei com educação a distância.

Participei de uma seleção interna pública em 2004 e passei a integrar a equipe inicial de EaD, com vistas à implantação da Educação de Jovens e Adultos - EJA -3º Segmento a distância. Nossa coordenadora geral e uma das elaboradoras do projeto era Carla Madeira, mestre em Gestão da Educação a Distância. Aprendi muito com ela!

Preparamos todo o material digital e o colocamos em um plataforma educacional:Eproinfo, do MEC. Coube a mim à elaboração dos módulos virtuais de Filosofia. Estava muito feliz em aprender tanta coisa em tão pouco tempo! O grupo mostrava-se bastante estimulado e dividíamos conquistas e angústias com a mesma intensidade!

Recebemos os primeiros alunos a partir de 1º de agosto de 2005. Que alegria! Depois vieram outras e outras turmas. Em 2006, implantamos o EJA-2º Segmento. Com ele, novos colegas e alunos. Nossa turma havia crescido! Passei à coordenadora pedagógica do 3º Segmento e a colega Jacqueline Ribeiro d0 2º Segmento, num trabalho integrado e harmonioso junto à equipe de professores. Foi uma parceria que deu certo!

Estudávamos e buscávamos formas de melhorar a qualidade do trabalho pedagógico oferecido. Entretanto, havia barreiras no sistema que emperravam e até impediam o desenvolvimento desse trabalho. Em abril de 2008, uma situação extremamente difícil: o desmonte da equipe coordenadora.

Poderia, à época, ter voltado à tutoria da disciplina Filosofia, mas preferi sair do projeto e permanecer coerente com a minha consciência. E não me arrependo disso! Bem, isso não foi o fim. Já havia sido picada pela "abelhinha" da EaD, e a história continua!

Lá, naquele espaço histórico, pude várias vezes afirmar: "Nunca fui tão feliz na Secretaria!" Isso é possível, caros colegas, mesmo que "alguns" não queiram ...