Glossário

Glossário é um espaço onde são registrados termos (palavras) específicos de um texto, acompanhados de sua definição ou conceito.

Aqui você conhecerá o significado dos principais termos  utilizados em nossos cursos. 

Quando possível, esses termos indicarão links que o levarão às fontes originais.

Serão acrescentados novos termos à medida que apareçam nos textos postados.
       


Agora, se você  não sabe o significado de algum termo utilizado em algum dos nosso textos, sugira-nos sua inclusão.

Para isso, clique aqui e registre o termo solicitado. Avaliaremos seu pedido e, se for o caso, acrescentaremos o termo sugerido, com a devida explicação.

Veja os termos que já constam aqui:

A
APA: Ambiente Presencial de Aprendizagem. Serviço pedagógico criado pela EJA/EaD do Cesas que consiste e atender alunos presencialmente, uma vez por semana, em sistema de "plantão de dúvidas". Além disso, podem ser dadas aulas presenciais específicas de cada matéria, em dia e horário combinados.

AVA: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Plataforma virtual onde são organizados conteúdos e atividades para ensino e aprendizagem a distância via computador. O AVA que utilizamos é o Moodle. 


B
Biblioteca: no Moodle, cada professor publica um acervo complementar na biblioteca. É um espaço virtual com textos, links e arquivos eletrônicos de livros e vídeos.


C
c


D
d


E



ENCCEJA: Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, desenvolvido e aplicado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais -INEP.



F
Fórum:no Moodle, espaço de discussão  coletiva sobre um determinado tema de estudo. Pode ser acessado a qualquer hora, dentro do período do curso. Pode ser avaliado ou não pelo professor, a depender da organização do curso.