20 abril 2011

Aprendendo a aprender em EaD

Caro aluno,

Você está participando de um curso a distância. Por isso, precisa checar suas habilidades de aprendizagem no ambiente on-line. Veja alguns pontos importantes nessa modalidade:

1.Para começar, verifique as condições de seu espaço físico. Onde você vai estudar? Em casa? No Laboratório de Informática de uma escola da rede pública? Em computador próprio ou coletivo? Adquira uma pen drive ou alguns  cds room) para armazenar seus dados e montar seu arquivo pessoal.

  Lembre-se de salvar tudo que elaborar na máquina que estiver usando, e se julgar necessário, imprima em papel. Reúna seu material de estudo em um só local: livros, revistas, caderno de anotações, pasta com atividades impressas e outros.

2.Em educação a distância, é fundamental que você saiba administrar bem o seu tempo de estudo. Identifique o tempo disponível e faça seu plano de estudo diário. Dedique no mínimo uma hora por dia para o curso, entre navegação no ambiente on-line, leituras, pesquisas e elaboração de atividades.

  Tente fazer o menor número possível de interrupções. Concentre-se o tempo necessário à conclusão de pelo menos uma atividade do curso. Tenha em mente a duração do  curso, fazendo um cronograma pessoal para sua conclusão em tempo hábil.

3.Não acumule dúvidas ou atividades por fazer.  Se deixar tudo para a última hora, pode ter dificuldades em terminar ou fazer aquém de suas possibilidades.

4.Interaja no ambiente virtual com seus professores e colegas, tirando dúvidas, emitindo opiniões e fazendo reflexões sobre tópicos abordados. Para tanto, dispomos de dois instrumentos: o fórum e o correio eletrônico (e-mail).

5. Antes de começar a estudar, navegue no ambiente E-ProInfo de  maneira informal, visitando todos os espaços disponíveis. Certifique-se de que esta é uma ação que você domina.

6.Busque outras fontes de consulta, além do AVA: livros, revistas e sites, pesquisando textos relacionados ao tema estudado. Caso julgue pertinente, compartilhe sua  descoberta no fórum da semana.

7.Liste as vantagens que o estudo a distância pode lhe oferecer nesse momento de sua vida. Não desista! Faça das dificuldades oportunidades de  crescimento.

8.Construa sua autonomia para aprender: organize-se, trace metas e cumpra-as !

9.Tenha sempre em mente sua meta final: concluir o 2º ou o 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos.

10.Por último, lembre-se: apesar da distância física, estamos juntos nessa caminhada. Você não está sozinho!


Um comentário:

  1. Pretendo me dedicar ao máximo para que tenha exito nas minhas escolhas

    ResponderExcluir