02 abril 2011

Sobre o Blog

A ideia de se fazer um portal da EJA/EaD da SEEDF  não é recente.

Vem desde a primeira coordenadora geral, professora Carla Madeira. Entretanto, diversas circunstâncias e outras situações emergenciais adiaram esse projeto.

Hoje, em 2011, seis anos após a inauguração da nossa escola virtual, o número de alunos aumentou bastante.



Com isso, faz-se necessária, ainda mais, a ampla divulgação do que temos realizado, para que mais pessoas possam ter acesso  à escolarização e à inclusão social pela via do conhecimento. 

Além disso, observava-se o desejo de divulgar nossa escola virtual, mas não se contava com informações reunidas em só espaço, de forma acessível e clara.

Assim, retomamos essa ideia  pelo caminho que nos pareceu mais fácil e sem ônus: esse blog.
                            

Aqui, além da falarmos sobre nossa organização e funcionamento,  postaremos depoimentos da comunidade escolar: funcionários, professores,  alunos, ex-alunos, pais, familiares e amigos.

Vale lembrar que a área de Arte criou um blog em 2010, visando a apreciação estética de trabalhos dos  cursistas.

A ideia é que  outras áreas do conhecimento da EJA/EaD  também criem seus espaços virtuais, blogs ou afins. Aguarde e verá!

Bem, o título desse blog é: Educação de Jovens e Adultos a Distância: desafios do aprender.

Vamos por partes:

A educação de jovens e adultos e a educação  a distância são modalidades distintas na educação básica, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96. Nesse trabalho, ambas são utilizadas e formam, portanto, uma submodalidade.

Desafios do aprender: quando a pessoa chega à EJA/EaD, já enfrentou, quase sempre, diversos desafios, a começar pelo fato de não ter concluído o Ensino Fundamental ou o Médio.


Junto a esse, há outros:
  • esquecimento sobre conteúdos.
  • idade  avançada.

  • pouco tempo para estudar.
  • falta de um computador.
  • desconhecimento sobre informática.
  • falta de acesso à internet.

Vencidos  esses desafios e mais alguns que surjam pelo caminho, o aluno terá grandes chances de construir aprendizagens. Além disso, será desafiado a aprender por ações da tutoria e coordenação e  pela riqueza do material apresentado.

Em resumo: esse blog é para você, candidato a aluno da EJA/EaD. E também é para você, que  já é nosso aluno. Veja nesse espaço uma forma de contar para as pessoas sobre como estudar ou como você estuda a distância!

E então? Já venceu seus desafios

Conte-nos aqui o maior desafio que venceu para voltar a estudar (clique em "Comentários", abaixo desse texto).

       Queremos conhecer sua história!

35 comentários:

  1. Como faço pra me matricular?

    ResponderExcluir
  2. Olá,fiz o Ensino médio a distancia mais nao aprendir nada,só fiz mesmo porque precisava do diploma,tem como eu me matricular? Gostaria muito,pois nao adianta ter nível médio e nao saber de nada.

    ResponderExcluir
  3. Coordenação Pedagógica25/07/2012, 13:52

    Sr. Anônimo do dia 17/07,

    As matrículas foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 27/07, até às 18h. Corra!

    ResponderExcluir
  4. Coordenação Pedagógica25/07/2012, 13:55

    Sr. Anônimo do dia 17/07,

    Se você já fez o Ensino Médio, infelizmente não poderá estudar conosco. Isso não é legalmente permitido.

    ResponderExcluir
  5. Nessa dia 15/10, quero agradecer à todos os professores: Agora falta pouquissimo, só 02 matérias para concluir o ensino médio!Um sonho realizado depois de 23 anos...
    Quero registrar que essa conquista em minha vida, é a primeira de muitas outras realizações deixadas de lado por algumas escolhas. Devo agradecer ao conhecimento de todos os professores, que os compartilham com seus alunos.Se não fossem os nossos "mestres" nenhuma profissão existiria, pois o início de todo o conhecimento, o aprender a questionar, estudar, são vocês que nos ensinam. E isso é insubstituível...São os professores que ao passarem por nossas vidas em um curto espaço de tempo, deixam marcas... marcas do conhecimento! Lembro de todos os professores que já tive, alguns esquisitos, cheios de manias, outros inteligentíssimos, charmosos, bonitos, galantes, atrevidos, revolucionários, amigos, comprometidos, companheiros, exigentes, diferentes entre si... Eu os considero como um livro fechado, e a cada página aberta, um enorme conhecimento e uma grande surpresa nos é revelado.
    Obrigada pelos questionamentos, pela dedicação, pela informação e pelos conhecimentos divididos.Parabéns pelo seu dia professor!


    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ola boa noite, alguns anos eu fiz uma prova numa escola aqui próximo e consegui o certificado de quarta serie, mas perdi o certificado e a escola não sei por que motivo não esta conseguindo me providenciar outro, eu sempre trabalhei a noite e meus horários é complicado, gostaria de saber se é possivel estudar a distancia e se eu vou ter que fazer outra prova para iniciar o ensino fundamental...
    Obrigado pela atenção e boa noite!

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE ME CHAMO VALDELICE E MEU MARIDO SE CHAMA JOÃO LUIS, EU PAREI NO COMEÇO DA 5º SERIO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ANO DE 1994 E E MEU ESPOSO NO 1 ANO DO ENSINO MÉDIO E AMBOS QUERÍAMOS CONCLUIR NOSSOS ESTUDOS PARA AUMENTA NOSSAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO. A DUVIDA É A SEGUINTE:
    1 ESSE CURSO NO CESAS E PAGO?
    2 COMO FARÍAMOS PARA CONCLUIR NOSSOS ESTUDOS ATRAVÉS DO CESAS
    OBRIGADA PELA ATENÇÃO E AGUARDO A RESPOSTA

    ResponderExcluir
  9. ola meu nome e Denise tenho 48 anos e nao consegui terminar o ensino medio para trabalhar hj me faz muita falta pois preciso dele pra fazer cursos e melhorar a renda moro em limeira sp quando começa as matriculas e como faço para me inscrever aqui em limeira tem o CESAS ONDE FICA aguardo respostas obrigada pela atençao feliz por ter esse meio para estudar grata

    ResponderExcluir
  10. ola meu nome e Quelis Beatriz tenho 21 anos não consiguir terminar o encino medio o teceiro ano me faz muita falta , porque pretedo fazer a minha faculdade mais não posso porque não tenho o encino medio completo graças a deus eu tenho um emprego bom mais foi contado com solter sou agente administrativo. e gostaria de saber quando comesa as escrisão de 2014 que quero me escreve.

    ResponderExcluir
  11. OI GOSTARIA DE MIM MATRICULAR , COMO FAÇO?
    ALESSANDRA MARIA GARANHUNS PE

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber em qual horário começa cada turno na escola ??

    ResponderExcluir
  13. Só quero terminar essa ultima etapa e fazer a minha faculdade , conto com a ajuda da equipe CESAS , obrigado.

    ResponderExcluir
  14. O que devo fazer pra me matricular nessa unidade? e com que idade

    ResponderExcluir
  15. Desculpe-me pela incistencia e quando começa as matriculas para 2015?
    Pois estou tentendo falar por telefone e não estou comseguindo.Por favor me responda, desde já muitao obrigada.






    ResponderExcluir
  16. Quando sai as matrículas para aulas a distância?

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Estou morando em goiania e quero estudar este ano em uma escola daqui tem como me enviarem uma declaraçao para que eu faça a matricula aqui?

    ResponderExcluir
  19. Quero estudar a 6 classe a distancia será possível oque e k faço?

    ResponderExcluir
  20. Quero me matricular

    ResponderExcluir
  21. Eu acho o e ja
    Complicado não entendo como se passa de ano se e por presença ou notas boas.

    ResponderExcluir
  22. Ola...👍

    Me chamo PRISCILLA e tenho 27 anos , a historia e longa também preciso esclarecer dúvidas sobre o meu currículo escolar.
    Minha história se resume desta forma.
    Estudei toda a minha vida em colégio particular , quando passei para o 1 ano fui estudar num colégio do governo aonde eu fui reprovado. Acabei retornando no ano seguinte para o mesmo colégio q sempre estudei de ensino particular, foi aonde eu retornei e me matriculei no 2 ano mesmo tendo reprovado o 1 ano do ensino fundamental e mesmo assim conseguir me matricular no 2 ano aonde eu fui aprovado e sucessivamente fui para o 3 ano aonde não foi diferente também fui aprovado e assim concluir o ensino médio 👍

    So que hoje sinto na pele por ter usado de muita esperteza e não consigo ter em mão minha ficha 19 o histórico escolar....

    O q façooo.....?????????? Urgente presciso do meu histórico para trabalhar e fazer cursos. Ate hoje sempre usei uma declaração q tenho em mão do colégio particular onde terminei os estudos e com isso conseguir tambem entrar na faculdade..👍
    Toda duvida se volta para a ficha 19.

    Desde já agradeço o espaço e tida atenção

    ResponderExcluir
  23. Será que ainda da tempo deu me matricular?

    ResponderExcluir
  24. Oi,preciso concluir até o 9 amo
    Tenho o antigo primário, será E vale para ensino fundamental.
    Ou Preciso Concluir O Restante?

    ResponderExcluir
  25. Oi,preciso concluir até o 9 amo
    Tenho o antigo primário, será E vale para ensino fundamental.
    Ou Preciso Concluir O Restante?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia eu tenho uma sobrinha que mora en paraty e precisa se mudar p brasilia e faz o ceja aqui ela consegue vaga aí com transferência urgente obrigado

    ResponderExcluir
  27. Bom dia eu tenho uma sobrinha que mora en paraty e precisa se mudar p brasilia e faz o ceja aqui ela consegue vaga aí com transferência urgente obrigado

    ResponderExcluir
  28. Bom dia eu tenho uma sobrinha que mora en paraty e precisa se mudar p brasilia e faz o ceja aqui ela consegue vaga aí com transferência urgente obrigado

    ResponderExcluir
  29. Tenho 22 anos posso fazer parei na sétima série

    ResponderExcluir
  30. oi,eu ja estudei ai parei em 2002 e gostaria de saber como faço para voltar a estudar nessa escola?

    ResponderExcluir
  31. Em 2008 fiz o encceja 2008 fiquei em um grupo de materia ciencias humanas e suas tecnologias.historia geografia filosofia e sociologia.eu posso repetir so estas materias para mim concluir o ensino medio?

    ResponderExcluir
  32. Em 2008 fiz o encceja 2008 fiquei em um grupo de materia ciencias humanas e suas tecnologias.historia geografia filosofia e sociologia.eu posso repetir so estas materias para mim concluir o ensino medio?

    ResponderExcluir
  33. Olá gostaria de saber se tem como me matricular o meu histórico está em outro município não sei o nome da escola como chega e nem meus pais sabem eu consegui estuda ate o 2° ano do ensino médio sem histórico mas a última escola que eu estudei não consegui pega o papel que consta que estudei lá tô muito perdia sobre isso mas quero muito concluir os estudos nem que eu começo tudo outra vez . Me ajuda por favor

    ResponderExcluir