01 abril 2011

Dúvidas Frequentes

Este espaço está reservado para perguntas e respostas às dúvidas mais frequentes.


 
 COMO FUNCIONA?
1.1 Como funciona um curso a distância?
Há várias maneiras de se fazer um curso a distância, sempre utilizando um ou mais meio de informação e comunicação: jornal, revista, rádio, televisão, carta, fax, telefone, internet via computador e celular.

1.2 Como funciona o curso a distância do Cesas?
O nosso curso utiliza, prioritariamente, a internet  via computador. O material de estudo está disponível em um site pedagógico, com acesso restrito a alunos. Além disso, há atendimento complementar por telefone e plantão semanal de dúvidas.


2  QUANTO CUSTA?

2.1 Quanto custa estudar na EJA/EaD?
Nosso curso é gratuito. Pertence à Secretaria de Educação do DF e funciona no Cesas, que é uma escola pública. Portanto, não há taxa de matrícula e nem mensalidades.


3 POSSO ESTUDAR?

3.1 Posso estudar na EJA/EaD  do Cesas?
Para estudar na EJA/EaD  do Cesas  é   preciso, obrigatoriamente:
  • Não ter cursado ainda o Ensino Fundamental (antigo 1º Grau) ou Médio (antigo 2º Grau).
  • Ter 15 anos completos, se Ensino Fundamental.
  • Ter 18 anos completos, se Ensino Médio.

É bastante recomendável que o candidato tenha:
  • Conhecimentos básicos de informática. 
  • Computador com acesso à internet.
  • Autonomia e organização para o estudo individualizado.

3.2  Não tenho documentos escolares (certificado de conclusão e histórico). O que pode ser feito?
Nesse caso, é preciso fazer uma Prova de Classificação para entrar no 2º Segmento (Ensino Fundamental) ou no 3º Segmento (Ensino Médio).

3.3 Tenho necessidades educativas especiais. Posso estudar na educação a distância?
Sim. O Cesas é uma escola inclusiva e todo aluno é bem-vindo!

3.4  Não moro em Brasília. Posso estudar na EJA/EaD do Cesas?
Você pode se matricular, sim. Entretanto, é obrigatória a presença na aula inaugural (alunos novatos) e nos dias de prova (todos).

3.5 Estudo no Cesas, no sistema presencial. Posso ser transferido para a modalidade a distância? Como?
Pode sim. Para isso, solicite sua transferência na Secretaria do Cesas, em um dos quatro períodos de matrícula do ano. Antes, porém, analise se essa mudança será adequada para você, em função do tempo já cursado no presencial. 

4 QUANTO TEMPO LEVA?

4.1  Quanto tempo é necessário para concluir o 2º Segmento?
Se você "deve" todas as matérias de todas as séries, são necessários, em média, dois anos.

4.2 Quanto tempo é necessário para concluir o 3º Segmento?
Se você "deve" todas as matériass de todas as séries, é necessário, em média, um ano e meio.

4.3 Qual a duração de cada período de estudo?
Cada período tem 10 semanas, mais ou menos dois meses e meio.
 

5 E SOBRE AS MATÉRIAS?

5.1 Quantas matérias compõem o 2º Segmento (Ensino Fundamental)?
O 2º Segmento possui 8 matérias por série. Veja:

Matemática
Português
Ciências
Educação Física
Arte
Inglês
Geografia
História
  
5.2 Quantas matérias compõem o 3º Segmento (Ensino Médio)?
O 3º Segmento possui 12 matérias por série. Veja:

Matemática
Português
Biologia
Educação Física
Arte

Inglês
Geografia
História
Física
Química
Sociologia


Filosofia


5.3 Quantas matérias posso cursar em cada período de estudo?
No 2º Segmento, você pode cursar até quatro matérias por período. No 3º Segmento, até seis matérias por vez.

5.4 Parei de estudar na 6ª série.  Em que série serei matriculado?
Se você concluiu a 6ª série, será matriculado na 7ª;  se ainda não, será matriculado na 6ª, para fazer as matérias que faltam.


5.5 Já fiz Matemática e Biologia do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Tenho que fazer tudo de novo?
Não. A Secretaria do Cesas faz a análise e o aproveitamento de estudos de acordo com seu histórico escolar, entregue no ato da matrícula.

5.6 Já cursei quase todas as matérias do Ensino Fundamental; falta apenas Ciências da 8ª série. Posso fazer essa disciplina e mais algumas do 3º Segmento?
Não. É necessário cursar Ciências da 8ª série, para só então iniciar o Ensino Médio.

6 ONDE ESTUDAR ?

6.1 Onde estão os conteúdos das matérias para estudar?
Os conteúdos estão no Ambiente Virtual de Aprendizagem  E-ProInfo.

6.2 E se eu tiver dúvidas sobre como participar ou sobre algum conteúdo?
Entre em contato com o professor de uma das seguintes formas:
1º Pelo AVA, enviando e-mail ou postando mensagem no fórum disponível.
2º Pelo telefone: 3901 2599.
3º No dia do plantão de dúvidas do  professor, no colégio Cesas.

6.3  O que é AVA?

6.4 O que é  APA?
AVA  significa "Ambiente Virtual de Aprendizagem". É o espaço virtual de um curso a distância via internet. Nesse ambiente ficam depositados  conteúdos e atividades para estudo. Há também espaço para interação por e-mail ou via fórum. Em outras palavras, é sua escola virtual. 

APA significa" Ambiente Presencial de Aprendizagem". É um serviço  de "plantão de dúvidas" semanal oferecido aos alunos pela equipe de professores  da EJA/EaD.


7 E O MATERIAL DE ESTUDO?
7.1  Eu recebo o material de estudo em meu e-mail?
Não. Depois de matriculado, é preciso acessar o site E-ProInfo, com seu login: usuário (CPF) e senha(data de nascimento com 6 dígitos). Em seguida, clique no menu " Conteúdo". 

7.2  Posso adquirir apostila impressa para estudo? Posso imprimir os arquivos com os conteúdos?
Não temos apostila impressa. Nosso material foi originariamente desenvolvido para uso virtual, ou seja, na tela do computador. Entretanto, você pode imprimir essas telas e os arquivos anexos. Além disso, estamos discutindo a possibilidade de alterar essa estratégia, produzindo arquivos para impressão.

8 COMO SÃO AS PROVAS?

 
8.1 As provas  são feitas via computador?
Não, por lei, as provas têm que ser presenciais. São realizadas no auditório e/ou sala do Cesas.

8.2 Posso fazer a prova  em qualquer dia e horário?
Não. As provas são agendadas, com datas após o término do curso no AVA. Consulte a plataforma E-ProInfo, Apoio>Agenda. Se possível, imprima a Agenda de cada matéria que estiver estudando.

8.3  E se eu perder as provas?
As provas ocorrem em dois dias (1ª Chamada). Se você não puder comparecer em um desses dois dias, envie e-mail ao(s) professor (es), informe-se da data da 2ª Chamada por meio da Agenda e compareça.

8.4 As  notas que receber no AVA se juntam às notas das provas?
Não. Não há notas para seu desempenho no AVA. Há sim, uma avaliação  das atividades enviadas, o que o torna "apto" ou "não apto" para prosseguir, ou seja, fazer as provas presenciais.

8.5 Posso adiantar a realização de provas?
Pode. Entretanto, é preciso atender a duas condições:
  • ter realizado, com sucesso, TODAS as atividades propostas no AVA e
  • estar dentro do prazo estipulado pela coordenação.
Cada caso é avaliado pela coordenação e pelo professor da matéria.

9 QUAIS SÃO MEUS DIREITOS COMO ALUNO?

9.1 Tenho direito à Carteira de Estudante?

Sim. Para adquiri-la, faça o seguinte:

1º Após o início das aulas, solicite um Atestado de Participação no AVA, no balcão de atendimento da EaD.

2º Apresente esse atestado na Secretaria do Cesas e requeira a Declaração de Escolaridade.

3ºApresente tal declaração nos órgãos competentes, para expedição da Carteira.

9.2 Tenho direito ao Passe Estudantil?
Não, pois não há deslocamento regular para o colégio que indique essa necessidade.

9.3 Tenho direito a usar a biblioteca do Cesas?
Sim, inclusive pegar livros e outros materiais de leitura emprestados. Para isso, basta tornar-se sócio, apresentando, na biblioteca, uma declaração de Escolaridade (solicitada na Secretaria do Cesas) e um documento de identidade.


10 E SOBRE O DIPLOMA?

10.1 O diploma da EJA/EaD é válido? Reconhecido pela Secretaria de Educação e pelo MEC?
Sim. O diploma é expedido pela Secretaria do colégio Cesas, da qual fazemos parte. O Cesas, por sua vez, é uma escola da rede pública de ensino do DF, cuja documentação expedida é autorizada pela SEEDF e reconhecida pelo MEC.

10.2 Vem escrito no diploma que o curso foi concluído via EaD?
Não. No diploma consta apenas a conclusão via Educação de Jovens e Adultos do colégio Cesas.

10.3 Onde peço meu diploma?
Na Secretaria do Cesas, pessoalmente.
10.4 Em quanto tempo sai o diploma?
Em até 90 dias, a contar da data da solicitação.

Se  sua dúvida ainda permanece, clique aqui.



93 comentários:

  1. qual o horario das aulas

    ResponderExcluir
  2. Coordenação Pedagógica22/08/11 16:14

    Sr. Anônimo,

    As aulas são acessadas via internet e não há um horário fixo. Você acessa quando puder ou quiser, dentro do prazo estipulado para cada período de curso, que dura 10 semanas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu tenho diploma de supletivo particular,segundo grau.Ademais, quero participar do PROUNI, mas a lei não permiti, porque meu diploma é emitido de um colégio particular. Só que eu estudei o ensino classe e fundamental em colégio público e, ao passar para o segundo grau eu fui trabalhar, pois sou arrimo da minha família. E decidi pagar pra fazer o ensino médio.Portanto, eu posso participar do EJA/EaD e concluir o ensino médio pela escola pública nessa situação?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se tem algum custo, qual? também fiz o ensino médio fiquei reprovado em 3 disciplina posso fazer essas disciplinas? e quanto pagaria nessas disciplinas? desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. OLA GOSTARIA DE SABER SE O CURSO FUNCINA NO SABADO E SE EU POSSO FASER MINHA MATRICULA NO SABADO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu fiz exame supletito no GO e eliminei algumas materia do ensino fundamenta ficou restando matematica e historia,gostaria de saber se posso fazer só estas materia e o ensino medio de uma só vez?

    ResponderExcluir
  8. Coordenação Pedagógica26/08/11 12:36

    Anônimo do dia 24/08,

    Aconselho o(a) senhor(a) a ver junto ao MEC se o seu curso é reconhecido. Por outro lado, nossas vagas são destinadas a quem não tem o Ensino Médio (2º Grau).

    ResponderExcluir
  9. Coordenação Pedagógica26/08/11 12:39

    Anônimo do dia 25/08,

    O curso da EJA/EaD é público e gratuito. Você pode, sim, fazer as 3 disciplinas nas quais foi reprovado

    ResponderExcluir
  10. Coordenação Pedagógica26/08/11 12:41

    Ângela Maria,

    O curso é on-line. As matrículas só podem ser feitas de 2ª a sexta-feira, até o dia 02/09.

    ResponderExcluir
  11. Coordenação Pedagógica26/08/11 12:49

    Sr. Anônimo do dia 25/08,

    Você precisa terminar primeiro o Ensino Fundamental para depois fazer o Ensino Médio, ok?

    ResponderExcluir
  12. Concluir a segunda série do ensino médio, mas fiquei devendo física, eu posso fazer o EaD no CESAS?


    Glaucia

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu reprovei o 3 ano do ensino médio, fiquei devendo 4 matérias... so que anos depois fiz os provões e eliminei 2 matérias, eu gostaria de saber se posso fazer somente essas duas matérias que fiquei devendo no EaD?? E eu também fiquei devendo uma matéria de dependencia no 2 ano, posso fazer somente essas materias???

    ResponderExcluir
  14. Coordenação Pedagógica01/09/11 16:03

    Anônimo do dia 01/09,

    Você pode, sim, fazer as duas matérias que ficou devendo do 3º e mais a dependência do 2º. Mas corra, amanhã é o último dia de matrículas!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, gostaria de saber se alguma excessão será aberta no caso de alguém não conseguir se matricular até a data limite, no caso hoje!
    Obrigada, aguardo resposta!

    ResponderExcluir
  16. Coordenação Pedagógica02/09/11 12:47

    Sr. Anônimo do dia 02/09,

    A única excessão será no caso da pessoa comparecer ao Cesas hoje, dia 02/09, ATÉ às 20 h, e não puder ser atendido. Nesse caso, receberá uma senha para voltar na próxima segunda-feira, ok?

    Se não vier, terá que aguardar a próxima matrícula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Coordenadora,

      Preciso fazer com urgencia o ensino médio. Quando será o período da próxima matricula?

      Excluir
  17. Tenho uma duvida em relação a matéria de educação física, como será realizada? Pois quando estudava as notas eram dadas por exercícios práticos, e pela internet fica estranho, sem contar as provas, como vão ser aplicadas?

    ResponderExcluir
  18. Coordenação Pedagógica06/09/11 10:16

    Olá Kadinho,
    A matéria Educação Física é dada via ambiente virtual, mas com conteúdos teóricos, apenas. As provas seguem a mesma linha: conteúdos teóricos, ok?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. FIZ MINHA MATRICULA E ATE HOJE NÃO RECEBI O
    E-MAIL O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  20. Coordenação Pedagógica20/09/11 14:27

    Sr. Anônimo do dia 20/09:

    Leia a informação a seguir:

    1. Sua matrícula deve ter sido feita em duas partes: a primeira na Secretaria do Cesas e a segunda, no balcão da EaD.


    Caso você não tenha vindo ao balcão da EaD, sua matrícula NÃO foi concluída! Nesse caso, venha ao Cesas/ EaD até o dia 27 de setembro(preferencialmente, pela manhã) fazer seu cadastro, ok?

    2. A Aula Inaugural obrigatória ocorrerá nos seguintes dias e horários:

    04/10 (3ª f): 19 às 21h
    05/10(4ª f): 14h30 às 16h30
    06/10(5ª f): 8h30 às 10h30


    3. O acesso ao site E-ProInfo somente ocorrerá após a Aula Inaugural, ou seja, a partir de 04/10.

    ResponderExcluir
  21. Olá, ainda posso fazer inscrição pra esse ano ainda?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Luana, pode fazer inscrição esse ano(5 a 9/12),mas para estudar a partir de fevereiro de 2012, ok?

    ResponderExcluir
  24. eu me matriculei na secretaria, mas ninguem me informou que tinha que me matricular no balcão EAD. e agora? nâo poderei ir na aula inaugural? nâo è justo, nâo sou adivinha.

    ResponderExcluir
  25. moro em mg , para mim é dificil ie até vcs , aqui tem algum lugar em que posso fazer as provas, moro no triangulo mineiro , préximo a uberaba

    ResponderExcluir
  26. Ola! Gostaria de saber se quem estudou e finalizou o 1º ano do Ensino Medio,precisa 'refazer' o 1º ano ou pode apenas seguir a diante (2º e 3º ano do Ensino Medio)? E caso a pessoa possa seguir os dois anos consecutivos QUANTO TEMPO LEVA (PRA TERMINAR O 2º E 3º ANO Ensino Medio )??? Grata !

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde! Para assistir a aula 1º Aula Obrigatoria Presencial eu preciso marcar por telefone ou e apenas escolher o dia e ir assistir a aula??

    ResponderExcluir
  28. Sr.Anônimo do dia 27/09,

    Cumpre-nos esclarecer o seguinte sobre o dia da matrícula(02/09):

    Quem se matriculou na secretaria e não veio ao balcão da EaD, faltou fazer o cadastro digital, essencial para colocá-lo(a) na escola virtual E-ProInfo. Por gentileza, compareça ao balcão do Cesas/EaD até o dia 03/10 para completar esse procedimento. Agora, se preferir, pode resolver tudo no dia 05, 06 ou 07/10, antes ou após a aula inaugural.
    Aguardamos você.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo do dia 28/09, 6h30:

    Sua pergunta: "moro em mg , para mim é dificil ie até vcs , aqui tem algum lugar em que posso fazer as provas, moro no triangulo mineiro , préximo a uberaba".

    Infelizmente, para estudar conosco você precisaria vir fazer as provas aqui, ok? Com isso, seguimos a legislação da EaD (Decreto 5.622, postado aqui no blog, ao final, à esquerda).

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo dia 28/09, às 13:33

    Sua pergunta:
    "Ola! Gostaria de saber se quem estudou e finalizou o 1º ano do Ensino Medio,precisa 'refazer' o 1º ano ou pode apenas seguir a diante (2º e 3º ano do Ensino Medio)? E caso a pessoa possa seguir os dois anos consecutivos QUANTO TEMPO LEVA (PRA TERMINAR O 2º E 3º ANO Ensino Medio )??? Grata ! "

    Resposta: Não é preciso repetir, desde que você apresente, no ato da matrícula , comprovante referente ao 1º ano (Histórico Escolar). Para fazer o 2º e 3º anos é necessário 1 ano ou 4 bimestres letivos.
    Leia mais em: "Dúvidas Frequentes".

    ResponderExcluir
  32. Sr. Anônimo do dia 28/09, às 13:40

    Sua pergunta:
    "Boa tarde! Para assistir a aula 1º Aula Obrigatoria Presencial eu preciso marcar por telefone ou e apenas escolher o dia e ir assistir a aula??"

    Não é preciso marcar; venha no dia que lhe for mais conveniente. Se puder, escolha os dias 05 ou 06/10, pois haverá mais espaço no auditório nesses dias (auditório da Escola de Música).

    ResponderExcluir
  33. O Eja/EaD faz formatura ao ter mínio do 3 ano do ensino médio?? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ingrid, os alunos formandos participam da formatura do Cesas, normalmente.

      Excluir
  34. ingrid guerato06/10/11 05:57

    Ola eu to com um problema no meu cadastro no
    e-proinfo , eu entro com o usuário(cpf) senha(data de nascimento) até ai tudo bem só que quando eu vou ver as matérias só to matriculada em 3 matérias sendo que e pra mim ta matriculada em 12 pois vou cursar o 3 ano do ensino médio.
    Meu nome completo:Ingrid Pereira da Silva Guerato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Problemas de acesso não são resolvidos por aqui. Apenas por telefone ou pessoalmente(de preferência, pela manhã).

      Excluir
  35. Ingrid(02/10),
    Participamos da formatura do colégio Cesas, ok?

    ResponderExcluir
  36. Ingrid Guerato,
    Se o problema persistir após o dia 13/10, entre em contato novamente, ok? Por enquanto, aguarde.

    ResponderExcluir
  37. ingrid guerato09/10/11 05:38

    Ok Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  38. olá meu nome é raquel,não consigo acessar o e-proinfo tento e só dá usuário e senha invalido o que eu faço?

    ResponderExcluir
  39. olá meu nome é teresinha ,consegui acessar ao sistema(e-proinfo),mas não consigo nos dados cadastrais a senha da invalida,como que faço para colocar a foto e conferir meus dados pessoais obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Raquel e Teresinha (10/10/2011),
    Tendo em vista o grande número de alunos matriculados, alguns ainda não foram cadastrados no ambiente E-ProInfo. Pode ser o caso de vocês. Se o problema persistir após o dia 13/10, 5ª feira, venham pessoalmente ao Cesas/EaD, de preferência pela manhã, ok? Por enquanto, aguardem. Obrigada pela compreensão.

    ResponderExcluir
  41. bom dia eu gostaria de saber que eu estou matriculado ainda !!!!!!!!!!!!! eu nao recebi o e-mail misaeljunior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misael, venha ao Cesas pessoalmente, de prefrência pela manhã.

      Excluir
  42. Olha! eu só falto uma disciplina de história do 3°grau pra terminar o ensino médio, e gostaria de saber quanto tempo demoraria pra mim termina-la , fazendo ela a distancia pelo CESAS?

    se puderem me responder no Email ou qualquer coisa vou aih na escola.

    jheffryisleiden@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Ola tenho duas duvidas, a primeira é que fiz a matricula de meu filho na secretaria e não foi me passado nada a agora ao ver as duvidas anteriores estou vendo que devedria ter matriculado ele não so na secretaria como também no ead, como fasso agora que o período de matrícula acabou dia 09/03/2012? A segunda é que meu filho trabalha como menor aprendiz e gostaria de saber se ele pode ser desligado por passar para o eja/ead.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,

      Sobre a primeira dúvida, venha ao Cesas pessoalmente. Quanto à segunda dúvida, não temos informação que possa ocorrer tal desligamento, já que a EJA/EaD pertence à Secretaria de Educação do DF.

      Excluir
  44. Eu fiz supletivo em uma Escola por nome Politécnico do Planalto, em Valparaiso de Goias. Essa escola fechou e a grande dúvida é se vocês conseguem puxar meus dados pela Sec. de Educação, porque eu conclui e fui aprovada no 1º e 2º ano do E. Médio.Estou matriculada no Ead, e quero muito concluir, mas se for possivel conseguir a documentação necessaria eu poderei eliminar apenas as materias do 3º ano.
    Eu já fui pessoalmente na Sec. de E do Goias, mas nada consegui.

    ResponderExcluir
  45. fiz as provas 10/04/2012 portugues,historia,geografia,ed.fisica da setima serie quero saber se as outras 4 materias estarei matriculado automaticamente.e que dia começa aula no ambiente virtual.obrigado.MEU NOME E KELY PRISCILA N.S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você foi aprovado, a matrícula é automática. O novo período começa dia 02 de maio.

      Excluir
  46. Rosana,
    Não conseguimos puxar dados de outra Secretaria. Se quiser estudar conosco, sem documentação, há a possibilidade de fazer uma prova de classificação. Entre no menu "Serviços"> "Prova de Classificação" e leia a respeito.

    ResponderExcluir
  47. oi ainda nao apareceu as materias no ambiente virtual o que faço.

    ResponderExcluir
  48. Boa noite, eu já tenho meu certificado de conclusao pelo EJA, a faculdade onde estou me formando está me cobrando historico escolar, o que devo fazer, existe historico neste caso? se não qual lei trata do assunto? muito obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Bom dia !

    terminei o ensino médio em EJA em instituição particular,mas com o sistema de cotas para alunos que estudaram em rede pública tenho uma dúvida,
    me matriculando no CESAS tenho que refazer odo o ensino médio ou somente um provão basta para certificação com o diploma de instituição pública

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde,já sou aluna e gostaria de tirar uma dúvida:em relacão a nota mínima nas provas.Há uma média para aprovacão na prova presencial?Por exemplo mínimo nota 5.

    ResponderExcluir
  51. concluir o ensino médio,mas fiquei em dependência em português, nesse caso faço só essa matéria ou ensino médio todo, e em quanto tempo termino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz somente o que deve. Se for só português do 3º ano, termina em 10 semanas.

      Excluir
  52. Olá,tenho 16 anos e reprovei o 1 ano do ensino medio,queeria fazer o cesas para passar para o segundo ano e ate mesmo concluir os 3 anos do ensino medio(1 ano,2ano e 3ano) posso fazer o cesas com 16 anos ? eu quero fazer o regular,aquele que eu faço as aulas todos os dias comparecendo a escola cesas . obrigada marilia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Para fazer o Ensino Médio em EJA, presencial ou a distãncia, é preciso ter 18 anos completos.

      Excluir
  53. Conclui meu curso do EAD no CESAS, o que devo fazer e quais documentos levar para dar entrada no meu certficado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronísia, você precisa comparecer à Secretaria do Cesas e dar entrada no pedido. O diploma sai , em média, em 90 das, mas você pode pegar antes uma declaração de conclusão.

      Excluir
  54. estou no 2 ano o ensino médio e queria saber se quando eu terminar o 3 ano do ensino médio irei ter a minha formatura,com BECA e tudo? ou como é essa formatura???
    me respondam por favor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo do dia 27/12,

      Os alunos formandos da EaD participam da formatura do Cesas junto com os alunos do presencial, normalmente. Há uma cerimônia muito bonita, mas não há uma beca, tal como se conhece. Pelo que já vi, vale a pena participar! Venha conversar conosco e saber mais detalhes!!!

      Excluir
  55. Olá boa tade ! =) terminei o primeiro ano do ensino medio gostaria de saber quanto tempo eu levaria para terminar o segundo e terçeiro ano pelo Cesas EAD a distancia ?????? muito obrigado

    ResponderExcluir
  56. olá boa noite!estudei ate a 3ª série gostaria de saber se eu posso fazer o eja? e em quanto tempo eu vou concluir meus estudos?eu moro em PERNAMBUCO...EU POSSO?

    ResponderExcluir
  57. olá boa noite!estudei ate a 3ª série gostaria de saber se eu posso fazer o eja? e em quanto tempo eu vou concluir meus estudos?eu moro em PERNAMBUCO...EU POSSO?

    ResponderExcluir
  58. Quando serão abertas novas matrículas para o curso no EAD?

    ResponderExcluir
  59. Tenho 15 anos e estou cursando o 9°ano/8ªsérie, queria saber o que preciso para fazer a Ead no cesas.

    ResponderExcluir
  60. Queria saber se, eu estiver com 16 anos e estiver no 1ºano do Ensino medio, posso fazer a EaD?

    ResponderExcluir
  61. Olá,meu nome é Juliana e gostaria de saber em quanto tempo termino o ensino médio ? parei no 2° ano, e pretendo fazer a matricula agora em Junho !

    ResponderExcluir
  62. Oi .. tenho 16 anos e estou cursando o 1 ano do ens. Médio .. Eu posso fazer o EJA ?

    ResponderExcluir
  63. quando vao abrir novas inscrição para a matricula ??? eu parei na 6 serie, tenho 18 anos. eu vou fazer quais series ??

    ResponderExcluir
  64. olha atualmente estou cursando o 2° grau do ensio medio no eja particular, só que estou quero volta para a escola norlma como posso fazer isso pois tenho 17 anos e faço 18 agora em julho de 2013.
    Dede já agradeço .

    ResponderExcluir
  65. Ola gostaria de saber quanto tempo é o 3 ano do ensino medio? E ate que dia sao as matriculas lilianes.cunha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Qual o período de matricula?

    Grato!

    ResponderExcluir
  67. eu tenho 19 anos e meu marido vinte paramos na 8 serie sera que poderemos estudar no cesas

    ResponderExcluir
  68. Olá, as inscrições já estão abertas para agosto?
    Eu queria fazer o 2 e o 3 ano do EM, Se eu escolher o curso presencial, só tem no horário da noite é?
    Atenciosamente!
    Hannah

    ResponderExcluir
  69. eu moro em São Paulo cidade Embu das artes . qual seria o melhor local pra mim fazer o curso? qual o lugar mais proximo para fazer a inscrição?

    ResponderExcluir
  70. Bom dia.Moro Em Goiás,interior.Gostaria de concluir o ensino médio.Tem possibilidades de Fazê-lo em Por este meio?Ou teria ou poderia me sugerir algo mais próximo?E quantos dias teria que ter disponível pra prova presencial?Exemplo,é uma vez por mês,etc?Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  71. Mais uma coisa,quando abrirá matrículas pro ensino médio á distância pra 2014??
    Desde já,agradeço.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. olá boa noite , fiz minha matrícula ai no Cesas ,mas eu não estou conseguindo, entrar no e-proinfo, pois acusa que meu endereço de email e senha são inválidos. ,ja liguei e expliquei minha situação mas ninguém me ajuda ,e dai fica difícil, então gostaria de saber se posso pegar meu histórico escolar e me matricular em outro lugar,obrigada....

    ResponderExcluir
  74. Oi, eu queria saber se posso estudar o ensino média a distancia , só que tenho 16 anos, mais tenho que trabalhar de tarde e de noite e onde estou morando em Florianópolis SC, não tem ensino médio de manhã

    ResponderExcluir
  75. eu estava cursando o eja presencial e gostaria de saber si posso termina mais rápido com vcs

    ResponderExcluir
  76. QUANDO SERÁ ABERTA AS INSCRIÇÕES PARA ENSINO MÉDIO EM 2014???AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
  77. Qual e o prazo mínimo para conclusão de cada serie?Eu por exemplo vou começar a cursar o segundo ano do ensino médio,qual e o prazo mínimo que levarei para concluir essas duas series?

    ResponderExcluir
  78. eu conclui o 1° ano de ensino médio , gostaria de saber quanto tempo levarei para concluir o 2° e 3°ano do ensino medio, pois quero muito iniciar faculdade de enfermagem no 1° semestre de 2015.

    ResponderExcluir
  79. Como faço para ter o contato de vocês??
    Grta

    ResponderExcluir
  80. quando vou fazer a matricula da O CPF informado já está em uso! o q eu faço vo la tendo recupera da cpf invalido nao sei o que fazer

    ResponderExcluir
  81. fiquei em dp em 2 materias no 3 colegial tenho que fazer o terceiro colegial de novo ou posso pagar as duas e receber o diploma

    ResponderExcluir
  82. Boa noite gostaria de saber como faço para fazer a prova classificatoria eu não tenho o meu histórico parei na quinta série por favor me ajude fico muito grata meu nome é fabiana/meu e-mail/ fabianafreiree@gmail.com

    ResponderExcluir