Excelentíssima Secretária de Educação, Srª Vandercy Camargos.
Ilustríssima Subsecretária de Educação, Srª. Eliana Ferrari.
Ilustríssimo Diretor da Educação de Jovens e Adultos, profº Alcides Correa.
Ilustríssima Gerente de Cursos da DEJA, profª Mª Aparecida Borges.Ilustríssima Subsecretária de Educação, Srª. Eliana Ferrari.
Ilustríssimo Diretor da Educação de Jovens e Adultos, profº Alcides Correa.
Ilustríssimos gerentes regionais de ensino e diretores de escolas.
Caros colegas professores e demais servidores da secretaria presentes, em especial, os da educação de jovens e adultos e da educação a distância.
Bom dia a todos!
É com muita alegria que estou aqui hoje, representando a equipe de professores da Central de Tutoria a Distância, um sonho da professora Eliana, finalmente concretizado.
Um sonho da Carla, nossa coordenadora geral, pesquisadora das novas tecnologias e batalhadora incansável desse projeto.
Um sonho da Sandra, nossa coordenadora pedagógica, estudiosa da educação a distância e articuladora dos módulos no ambiente virtual.
Um sonho da Gorete, nossa coordenadora administrativa, que tem grande parte da sua vida profissional dedicada à educação de jovens e adultos.
Um sonho da Célia, nossa designer gráfico, pela qual nosso trabalho na web tem se tornado mais adequado.
Um sonho da Ivanilde, nossa auxiliar administrativo, que a todos têm auxiliado com a digitação de textos e organização de materiais.
Um sonho de cada um de nós, professores, que deixamos nossos antigos postos de trabalho na secretaria para compor esta nova e valorosa equipe.
Um sonho de quem acredita na democratização do acesso e na ampliação da oferta de educação para todos.
Um sonho o qual teremos o dever e o prazer de tornar realidade para jovens e adultos do 3º Segmento.
O começo foi difícil, como quase sempre é. Muita vontade de fazer e poucas condições reais. Carla e a Sandra, com a colaboração do Biancho e do Getúlio, escreveram um projeto para implantação da educação de jovens e adultos a distância na SEEDF.
Como escolher os professores para os componentes curriculares? Foi necessário organizar um concurso interno de títulos, a fim de selecionar professores de ensino médio interessados em atuar com EaD na rede.
Então chegamos nós! Com experiências diversas em educação, mas todos com o mesmo afã: participar desse projeto pioneiro! Eu, Maysa, Cássia, Siland, Cláudia, Bete, Fabiano, Tiba, Rosa e Paula.
Em dezembro de 2004, como esta central ainda estava por ser construída aqui no Cesas, fomos carinhosamente acolhidos na Gerência de Multimídia pelo Gilmar, em especial pelas equipes do NIED e do NTE (Ana Paula, Andréa, Antônio e João).
Os colegas daquela gerência não mediram esforços para que nossa estada lá fosse da maior qualidade possível. Tivemos computadores à nossa disposição, suporte técnico e tecnológico, café e muito carinho!
A principal lição que aprendemos foi a da solidariedade. Ah, e tivemos que ter muita calma naquelas horas! Nosso especial agradecimento à equipe da GMULT!
Ainda em dezembro tivemos várias reuniões de estudo, escrevemos o projeto de cada componente curricular e fizemos um curso de formação continuada para utilização da plataforma E-ProInfo, ministrado pelo Marcelo, do MEC. Quantas aprendizagens!
Naquele semestre começamos a escrever os módulos – nossos materiais pedagógicos virtuais. Continuávamos na GMULT e, muitas vezes, um e outros eram tomados pelo cansaço e pelo desânimo frente às dificuldades. Entretanto, sempre havia um colega pronto a nos apoiar.
A aprovação do projeto pelo Conselho de Educação, em março, nos deu novos estímulos. Sentimos consolidada a responsabilidade por estar fazendo parte de uma mudança de paradigma em termos de educação pública: o acesso on-line ao conhecimento e à escolarização.
A inauguração oficial desse trabalho se deu no último dia dezessete, ocasião em que foi denominado “Educação sem fronteiras”.
Nós, professores, desejamos poder contribuir para a concretização dessa realidade junto ao nosso aluno: ultrapassar limites – materiais, cognitivos, afetivos e, principalmente, sociais.
Nossa equipe comunga das idéias de Paulo Freire de que "ninguém educa ninguém, mas que nos educamos mediatizados pelo mundo".
Pretendemos, com o nosso trabalho, nos situarmos muito além de um equipamento frio entre o aprendiz e o mediador da aprendizagem.
Seremos o guia desse estudante que, por razões muitas vezes alheias a sua vontade, fazia parte de uma parcela da população retida no processo escolar.
“Tudo é ousado a quem a nada se atreve”, já dizia Fernando Pessoa. Nós nos atrevemos e estamos aqui para fazer acontecer, juntas, três categorias ainda minoritárias na rede pública de ensino do país: a educação a distância, para jovens e adultos e virtual.
Entretanto, só nos atrevemos por que contamos com o apoio de muita gente, parceiros e colaboradores. A eles, nossos sinceros agradecimentos: à SUBEP, à DEJA, à GMULT, à UnB e a todos que nos ajudam de alguma forma.
O nosso especial agradecimento, neste momento, aos colegas do CESAS, aqui representados pela diretora Cida, por terem nos acolhido tão generosamente em seu espaço físico, e com os quais compartilhamos o ideal de educar jovens e adultos.
Agradecemos também às escolas que serão pólos para uso do computador em suas regionais de ensino, de onde o aluno poderá ter acesso ao ambiente virtual do curso.
Que ele possa cursar e/ou concluir o 3º Segmento, construir conhecimentos e desenvolver competências necessárias ao jovem adulto.
Estaremos aqui – “longe dos olhos, mas perto do coração”, dispostos a contribuir para que a educação a distância para jovens e adultos seja um caminho de qualidade dentro da rede pública de ensino do Distrito Federal.
Maysa Barreto Ornelas
Brasília, 24 de junho de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário